A Secretária Geral Adjunta da ONU e Administradora Adjunta de Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento visita cooperativa Ngango no município da Palanca

13/3/2025 12:34 AM

A Secretária Geral Adjunta da ONU e Administradora Adjunta de Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento, Dra. Ahunna Eziakonwa , visitou a cooperativa Ngango no município Palanca, uma das comunidades beneficiadas dos investimentos do PNUD em parceria com a ADRA no acesso a energias renováveis para o desenvolvimento agrícola.

Na ocasião, os membros das comunidades manifestaram sua gratidão pelos apoios prestados.

“Graças aos painéis solares recebidos, hoje, os nossos filhos conseguem revisar a matéria dada pelos professores e fazer as suas tarefas, sem contar com os trabalhos domésticos como cozinhar, organizar as roupas das crianças para dia seguinte irem para a escola que ficaram facilitados graças a iluminação; conseguimos também carregar os nossos telefones e ouvir as notícias que acontecem em volta do nosso país”. Afirmou a comunidade.

Além do sistema de energia solar, foram também visitados o centro de transformação de produtos agropecuários, o sistema de água, o campo da cooperativa e a casa de alguns membros beneficiários dos painéis solares, que falaram dos benefícios que os mesmos trouxeram para assuas famílias.

Os visitantes constataram o impacto que o apoio do PNUD trouxe na vida de 93 famílias na Palanca, com destaque para o total aproveitamento do excedente da produção agrícola e das frutas sazonais, por via da transformação (doces, sumos, bolos e desidratação/secagem), o acesso a água a partir do furo facto que reduziu significantemente na redução das distancias noutrora percorridas pelas mulheres e crianças na busca do precioso líquido, o acesso aos insumos agrícolas que permitiu aumentar a sua área de produção de 1à 4 hectares e as energias limpas através dos painéis solares familiares que trouxe grande resolução na vida dos beneficiários. Hoje os jovens já não precisam ir a vila do município da Palanca para carregar os seus telemóveis, as crianças conseguem fazer as suas tarefas no período noturno e as mulheres desenvolver assuas actividades domesticas.

Para Dra. Ahunna Eziakonwa, é importante que o apoio na linha da energia renovável, bem como a produção agropecuária, contribua para a melhoria das condições de vida das famílias.

“Estamos abertos para continuar a fortalecer a nossa parceria com o Governo Provincial da Huíla e o PNUD na promoção do acesso à energia renovável, o incentivo ao empreendedorismo juvenil e feminino e no fortalecimento da agricultura familiar aliada a promoção do turismo em Angola”. Disse o Director da ADRA Antena Huíla-Namibe, Simione Chiculo.

Na ocasião, a Administradora do município da Palanca, Eva Lombe, disse que a nova Administração Municipal da Palanca, estará aberta para parcerias na implementação de projectos conjuntos entre a ADRA e a Administração na linha de acções de apoio as comunidades rurais.

Fizeram parte da visita a Directora Regional do PNUD para Africa e Secretária Geral Adjunta das Nações Unidas, Dra. Ahunna Eziakonwa, a Representante do PNUD em Angola Dra. Denise António, a Administradora do Município da Palanca, Eva Lombe, Representantes do Governo Provincial da Huíla, Quadros da ADRA e Representantes das comunidades da Palanca.

Esta acção foi realizada no âmbito Projecto de apoio as comunidades rurais no recurso à energia limpa e promoção do turismo na província da Huíla, financiado pelo PNUD implementado pela ADRA Antena-Huíla e Namibe nos municípios da Palanca e Gambos em parceria com o Governo Provincial da Huíla.

Esta acção enquadra-se no projecto PARMES, financiado pela Ajudas das Igrejas Norueguesas - NCA e a União Europeia no âmbito do programa FRESAN.

 

 

Fazer Download