Uma equipa multidisciplinar constituída pela Instituição de Serviço Veterinário, ADPP Projecto AMAR, ADPP Projecto CAPI e ADRA Antena Benguela, trabalharam na vacinação de 210 bois na cooperativa Ndende da comuna de Casseque município da Ganda.
Na aldeia ao lado, há um surto de uma doença ainda não identificada que já matou 18 cabeça de gados. Para prevenção, membros da Cooperativa Ndende Jongolo solicitaram uma intervenção directa da ADRA, este por sua vez mobilizou uma equipa multidisciplinar para fazer um diagnostico nos gados dos membros da aldeia.
Depois do diagnostico feito aos gados, foram submetidos a vacinação contra PPCB e Carbúnculo hematico/ sintomático e vacinados 210 gados de tipo Touro 9; Vacas 55;Novilhas 30; Novilhos 24; Vitelos 24; 24 Vitelas; Bois 68
Segundo Luís Somano, membro da comunidade de 52 anos deidade, diz que está muito agradecido, depois de ver a chegada dos técnicos dessa forma os gados vão comer bem.
Domingos Moco, presidente da Cooperativa diz que com a vacinação os bois estão prevenidos.
Acção enquadra-se no âmbito da assistência técnica pecuária realizada aos membros das associações e cooperativas agropecuárias.