No âmbito do Projecto de Apoio as Comunidades Rurais no Recurso à Energia Limpa, cerca de 30 famílias da localidade das Neves no município da Humpata, beneficiaram de energia limpa para suas residências, uma realidade já mais vivida em tempos anteriores.
A comuna das Neves, dista a 6km do município sede da Humpata, onde a sua população nunca teve a oportunidade de beneficiar da energia pública. Hoje, por influência do projecto PNUD, as famílias beneficiam de energia limpa que vem de formas a contribuir para a melhoria das suas condições de vida, em particular na vida das mulheres e crianças.
“Agradecemos a oportunidade que a ADRA e em especial o PNUD nos dá de termos esse equipamento de energia solar em nossas casas, uma realidade que antes não vivíamos aqui na nossa comunidade. Anteriormente, para carregarmos os nossos telefones tínhamos que nos deslocar até ao hospital comunal caso o gerador estivesse a trabalhar, e se não, andávamos de 5 a 6 km para carregar na sede da Humpata” disse Manuel Buatchi, membro da comunidade.
Para Maria Sapalo, a energia vai ajudar muito na hora de fazer o jantar e acompanhar as crianças nas tarefas da escola.
Após a entrega, a Assistente de Projectos da ADRA-Huíla e Namibe Anastácia Tchilete apelou aos aldeões a preservarem o bem recebido, evitando assim a venda dos mesmos na intenção de suprir outras necessidades ou por mera desvalorização do mesmo.
Esta acção foi realizada no âmbito do programa PNUD, Projecto de apoio as comunidades rurais no recurso à energia limpa e promoção do turismo na província da Huíla, implementado pela Antena-Huíla e Namibe.