A cooperativa de mulheres Twapama, tem se destacado na plantação de repolho, produção de milho, pipoca e feijão para atender a demanda do mercado nacional. Para o primeiro trimestre de 2024, a cooperativa está a colher mais de um hectar e meio de repolho, para disponibilizar aos principais mercados a nível do Longonjo, Huambo e o país em geral.
Dona Victórina Emília, presidente da Cooperativa Twapama, explicou sobre o trabalho que tiveram desde a época dos viveiros até a colheita.
“Começamos com os viveiros em Setembro de 2023, utilizando as sementes de repolho F1 híbrido e Xó, plantamos em Novembro do ano passado e no final de Fevereiro de 2024 estamos a colher.
“Foi um processo longo, fizemos um investimos de novecentos e sessenta e oito mil Kwanzas, desde as sementes, fertilizantes, pagamento da mão de obra e alimentação. Na primeira adubação utilizamos 12 sacos de fertilizantes e na segunda foram 13 sacos numa área de um hectar e meio e a previsão é de colhermos uma quantidade equivalente a três camiões.” Sublinhou.
Esta acção enquadra-se no âmbito do Projecto de Apoio ao Fortalecimento a Agricultura Familiar, financiado pela ExxMobil, Bloco 15, e teve como objectivo o fortalecimento das capacidades das lideranças na gestão das organizações, assim como o diálogo comas administrações locais com realce a Estação de Desenvolvimento Agrária (EDA), que constitui uma garantia para a continuidade das acções do Projecto.