Cooperativas Medile e Njinga Mbandi na província de Malanje reforçam os conhecimentos sobre cooperativismo agrícola

8/3/2025 11:55 AM

Os membros da cooperativa Medile do município de Kiwaba Nzoji e da cooperativa Njinga Mbandi do município de Quéssua, beneficiários do Projecto de Reforço do Cooperativismo Agrícola Familiar, reforçaram os conhecimentos em matéria de cooperativismo agrícola.

A acção formativa abordou entre outros temas, o conceito de cooperativismo, diferença entre cooperativa e associação, princípios do cooperativismo, modelos de cooperativas, vantagens do cooperativismo, estruturação e papel das cooperativas na promoção do desenvolvimento rural.

O agricultor José Noé de 30 anos, da cooperativa Medile, satisfeito com o aprendizado, diz que vai colocar em prática os conhecimentos adquiridos e entende que a cooperativa é uma empresa que dá rendimentos para os associados.

“A cooperativa é uma empresa agrícola que ajuda a melhorar a vida das comunidades e a diminuir a fome e a pobreza das famílias.” Disse.

Cristovão José, membro da cooperativa Njinga Mbandi, afirmou que foi pela primeira vez que participou de uma formação sobre cooperativismo e sente-se satisfeito.

“Gostamos da formação e iremos melhorar o nosso trabalho de hoje em diante; vamos sim praticar tudo que aprendemos”. Sublinhou.

A acção enquadra-se no âmbito do Projecto de Reforço do Cooperativismo Agrícola Familiar, financiado pela Azule Energy, e contou com a participação de 62 agricultores da cooperativa Njiinga Mbandi das quais 49 mulheres e 40 participantes da cooperativa da Medile sendo 29 mulheres.

Fazer Download