As famílias apoiadas pelo Projecto NaturAngola no distrito urbano da Sapú, município do Kilamba Kiaxi, participaram de uma secção de capacitação sobre reutilização artesanal, por meio do óleo alimentar para a produção de sabão artesanal, com a finalidade de gerar renda.
Durante a actividade as famílias aprenderam as várias formas de fazer sabão e a sua utilização, bem como alinhar o artesanato à conscientização ambiental, uma forma eficaz de envolver a comunidade e tornar interativos os esforços para a conservação dos recursos naturais.
Segundo Avelina Manuel, a secção vai nos ajudar a não desperdiçar o óleo queimado, e pretendo produzir o sabão em casa para geração de renda.
“Espero que o Projecto NaturAngola nos ajude com mais formações porque nós requeremos aprender com vocês, precisamos do vosso apoio.” Sublinhou.
“Gostamos de receber o projecto aqui no nosso distrito. Pretendo ser empresário com a produção de sabão, espero que ADRA continue a dar essas secções de capacitação e que o projecto se estenda por toda Angola de Cabinda ao Cunene.” Afirmou Jeremias Simão Pedro, Adjunto da comissão de moradores do sector B do bairro Sapú.
Participaram cerca de 32 beneficiários, dos quais 14 mulheres e 3 catadores de resíduos sólidos.
Esta acção enquadra-se no âmbito do projecto NaturAngola, implementado pela ADRA com financiamento da Organização Eclesiástica Alemã Pão para o Mundo.