Com o objectivo de despertar as famílias das comunidades o valor nutritivo dos produtos locais na dieta alimentar dos adultos e das crianças, a ADRA Antena Huambo realizou nos dias 14 e 15 de Abril, nas aldeias de Cambimbi e Sacaliñga duas demonstrações culinárias para educação nutricional com base nos produtos locais e foi feito o rastreio activo nutricional as crianças dos 0 aos 5 anos de idade.
“Temos mesmo todos os produtos aqui na aldeia, mas em nenhum momento pensamos em fazer essas comidas. Essa formação foi boa porque assim já não vamos mais dar só papa de milho nas crianças ,mas agora sopa de assipe e de abobora também”. Afirmou Benvinda Ngueve, membro da cooperativa Etossi Liesanjo.
Dona Sabina Nalupale, membro da cooperativa Visão para o Futuro, preocupada com o estado nutricional de sua filha disse: “a minha bebé, está com desnutrição moderada e isso não é bom, por isso vou cozinhar na minha casa a sopa de assipe e o arroz de legumes que aprendemos hoje para que ela não passe para a desnutrição severa”.
Segundo Maria Franco, nutricionista “a alimentação saudável para crianças dos 6 meses a 5 anos deidade, tal como para o adulto, deve ser completa, variada, equilibrada e segura. Os produtos encontrados nas nossas comunidades como o pepino, abóbora, repolho, batata-rena, assipe, beringela, tomate, cenoura, cebola, pimento, ervilhas e outros são completamente ricos em proteínas e vitaminas e as comunidades têm tudo para se alimentar devidamente.”
Durante a actividade foram rastreadas no processo de nutrição 62 crianças das quais 11 com desnutrição moderada e 7 com desnutrição severa que foram encaminhados ao centro de saúde da Catata para o seu tratamento.
Esta acção enquadra-se no âmbito do Projecto Epongoloko (mudança) financiado pela Pão para o Mundo (PPM),que está a ser implementado no município do Cuima comuna da Catata.