No âmbito do Projecto PAJUDEL, os jovens pertencentes as associações e cooperativas no município da Bibala, reforçaram os conhecimentos sobre as causas e medidas de mitigação dos efeitos das alterações climáticas.
Segundo o moderador, professor Alberto Khuvi, a educação ambiental e o envolvimento das comunidades na luta contra os efeitos das alterações climáticas contribuem para a sobrevivência humana e de todos os outros seres vivos.
“As mudanças climáticas afectam a disponibilidade de água, provocando aquecimento global, maior risco de seca, afetando a produção agrícola, aumentando assim a vulnerabilidade dos ecossistemas” Sublinhou.
Os participante destacaram que o evento proporcionou um espaço de diálogo entre os jovens, e foi possível compartilhar as experiências e propostas para enfrentar os desafios climáticos a nível do município, enfatizando algumas acções locais que podem contribuir significativamente para soluções globais.
O referido evento teve como objectivo, capacitar as associações e cooperativas juvenis sobre as alterações climáticas, causas, efeitos e medidas de mitigação, sensibilizar os jovens pertencentes as associações e cooperativas sobre a importância de preservar o meio ambiente à luz das práticas actuais, tendo em conta as consequências que resultam do uso irracional dos recursos naturais, promover mudanças comportamentais e mobilizar a sociedade para apoiar políticas públicas voltadas para a preservação do ambiente e práticas sustentáveis.
Esta acção enquadra-se no projecto PAJUDEL, implementado pela ADRA Antena Huila e Namibe, financiado pela União Europeia.