Os membros das comunidades de Mutumbua, Bambuca, Cambo Cambande, Fumba e Kikuca, beneficiaram de consultas médicas na feira de saúde no município de Kiwaba Nzoji.
A referida feira, beneficiou mais de seiscentas pessoas, entre crianças e adultos, que fizeram consultas gerais, pré-natal, pediatria, pressão arterial e entrega de medicamentos.
A camponesa Eva Carlo, da aldeia Cambo Cambande, diz que o atendimento foi eficiente e as enfermeiras atenderam muito bem.
“As minhas crianças têm paludismo, recebemos medicamentos para combater a doença, e estamos satisfeitos pelo trabalho realizado”.
O coordenador do Forúm Municipal das associações e cooperativas de Kiwaba Nzoji, Almeida Manuel Fumba, diz que levar os cuidados primários de saúde nas comunidades é um acto muito louvável porque as famílias apresentam dificuldades de se deslocarem até a sede do município para serem tratados.
“Continuem a realizar as feiras para trazer mais saúde a população. Sugerimos que estas actividades sejam promovidas num espaço de três em três meses, para facilitar as comunidades nas consultas de rotinas e evitar que percorram longas distâncias a procura de saúde”. Referiu.
A feira é uma iniciativa da ADRA Antena Malanje, no âmbito do Projecto Ampliando Direitos Construindo Futuro, financiado pela União Europeia, realizado em parceria com a Administração Municipal de Kiwaba Nzoji.