Os membros das associações apoiadas pelo Projecto Ehole, foram capacitados sobre Maneio e Sanidade Animal no município da Chibia.
A formação, teve como objectivo munir os criadores de gado com capacidades e competências para participar de forma efectiva nos processos de maneio e sanidade animal e dar respostas aos desafios, promovendo o bem-estar socioeconómico nas comunidades.
Daniel Tchapua, membro da Associação Embela Mbululu Caquemba, disse que com a capacitação e o kit de veterinária que receberam, estarão em melhores condições de trabalho com o gado saudável e com a probabilidade de uma maior produção.
“Somos possuidores de gado a muitos anos. Antes das formações ministradas pela ADRA, não sabíamos como tratar dos mesmos em caso de doenças. Actualmente, afirmamos que já conseguimos prestar os primeiros socorros até antes da chegada dos técnicos dos serviços de veterinária.” Afirmou Agostinho Mungongo, membro da associação Tchelekela Wali Ngundja.
Durante a formação, os participantes reforçaram os conhecimentos sobre maneio e sanidade animal, controlo de qualidade dos produtos de origem animal, suplementação e alimentos alternativos do gado no período seco e tiveram a oportunidade de conhecer as técnicas sobre maneio e sanidade animal nas dimensões de prevenção e terapia, maneio alimentar e suplementação do bem-estar animal e do uso de sistemas agro-silvo-pastoris.
Para o representante municipal dos serviços de veterinária da Chibia, Dr. Laurinda Pedro, depois dessa formação, os tratadores estão em condições de identificar certas doenças que afectam grandemente a população animal e humana e são capazes de reportar as mesmas doenças a Direcção dos serviços de veterinária.
Participaram do encontro um total de 35 pessoas, sendo 6 mulheres, desde membros das comunidades, Directores Municipais da Agricultura e das EDA, onde também foi possível a partilha de experiências e acções com os criadores de gado a nível do município.
O encontro terminou com uma visita ao matadouro municipal da Chibia e a entrega de Kits de veterinária constituído por fármacos essenciais e instrumentos à seis associações de camponeses.
O Projecto Ehole é uma iniciativa da ADRA em parceria com o ISPT- Instituto Superior Politécnico da Tundavala e a FCA, apoiado financeiramente pelo Instituto Camões no âmbito do projecto FRESAN.