Os membros das comunidades do município do Bailundo, reforçaram os conhecimentos sobre o papel das parteiras tradicionais nas comunidades, técnicas a ter em conta durante o serviço de parto, condições de higiene necessárias, formas de lidar com determinadas complicações que acontecem antes e durante o serviço departo, bem como as formas de conservação dos materiais para a assistência do trabalho de parto.
Dona Helena Cawuape, considerou esta capacitação muito importante.
"Por falta de formações como esta, algumas vezes temos cometido erros, mas com certeza a partir de hoje tudo mudará porque agora saberemos como agir durante e depois do serviço de parto". Afirmou.
"Sinto-me satisfeita com tudo que a Doutora ensinou, falou muito bem que as nossas mamãs parteiras devem sempre manter as mãos limpas para realizar o parto e se o mesmo estiver a complicar, levar rapidamente a gestante ao posto da comunidade”. Afirmou, Leonardo Leacuvela, membro da comunidade.
Para a prelectora, Doutora Adelaide Miapia, as parteiras nas comunidades desempenham um papel fundamental nos cuidados prestados às mulheres durante a gravidez, o parto e o pós-parto reduzindo assim a taxa de mortalidade.
Fizeram parte do Workshop membros das Associações e Cooperativas, Autoridades Tradicionais e Religiosas num total de 53 participantes, destas 38 mulheres.
O evento enquadra-se nas acções do projecto Ampliando Direitos, Construindo o Futuro, financiado pela União Europeia, implementado pela ADRA Antena Huambo nos municípios da Cala e Bailundo.