As mulheres da localidade da Uia Sede no município da Cahama, participaram de uma formação sobre liderança e participação feminina.
A referida formação teve como objectivo, elevar o nível de consciencialização e aumentar a participação das mulheres no movimento de associativismo e cooperativismo, dando maior destaque dentro das organizações comunitárias de base.
A mesma contou com a participação de 43 participantes dos quais 34 são mulheres.
“É sempre bom e agradável poder fazer parte de uma formação, que nos permite expressar a nossa própria opinião e aumentar o nosso nível de conhecimento, permitindo assim que noutros espaços consigamos também contribuir e ajudar na tomada de decisão para o desenvolvimento da nossa localidade e do nosso país. Afinal as mulheres também fazem parte do mesmo”. Afirmou Muletchiaque Kamulamba, moradora da localidade da Uia.
“Sempre que olhava para alguém a liderar, me parecia algo que eu nunca poderia o fazer, mas hoje, fruto das capacitações e formações que temos recebido, já consigo participar dos encontros onde muitas mulheres exercem cargos de liderança. Algumas mulheres da nossa localidade, ainda têm receios em emitira sua opinião ou pelo menos participar por vergonha, mas acreditamos que é um processo e desde já agradecemos imenso a equipa por todo apoio que temos recebido e pedimos que continuem a trabalhar em prol do desenvolvimento. Sublinhou Cecília Sandula, membro da associação Tchatocota.
Segundo Marina Peyroteu, Técnica de Desenvolvimento Comunitário da ADRA Antena Cunene, é gratificante observar a maneira como elas receberam a formação, nota-se o quanto elas querem aprender e dar o seu melhor para o crescimento da sua comunidade, dispostas a alcançar grandes desafios desde a liderança, formação académica e não só.