As mulheres das comunidades no município do Gambos, reflectiram sobre a violência doméstica, justiça de género, direitos sexuais e reprodutivos da mulher e igualdade de género nos deveres familiares e domésticos.
O referido encontro, teve como objectivo, promover a reflexão em torno das experiências de vida das mulheres, bem como facilitar um espaço de participação para as mulheres do município, na esperança de verem melhoradas as suas condições e actuação nas comunidades e não só.
“Houve melhoria na gestão das tarefas domésticas que envolvem as questões de género, ou seja, hoje as próprias mulheres entenderam que as questões de gestão das tarefas são mais eficazes quando se envolvem os dois géneros.” Afirmou Belinha Pedro, Coordenadora da Associação da Tunda1.
Para Ermelinda Lilongei, Coordenadora da Associação da Garanja, não é comum os maridos participarem nas tarefas domésticas, mas, por conta das palestras capacitações e trocas de experiências muitos homens já participam nos deveres da família.
Florinda Pereira, Técnica de Desenvolvimento Comunitário da ADRA Antena Huíla-Namibe, sublinha que o encontro das mulheres se reveste de grande importância, na perspetiva da promoção de processos de equidade social e transformação da mulher pelo saber.
Esta iniciativa, enquadra-se no Projecto FOCOB, que visa o Fortalecimento das Organizações Comunitárias de Base, no combate às desigualdades sociais, financiado pela NCA.