Os consultores Luís Cláudio Bona e Denise Lima, visitaram 9 das 37 aldeias dos municípios da Humpata, Chibia e Gambos, para colherem depoimentos das comunidades sobre os impactos causados na vida das famílias durante os três anos de implementação do projecto Ehole.
Durante a passagem pelas localidades, os consultores receberam subsídios dos beneficiários e dos parceiros nos domínios da preservação e conservação do solo, aproveitamento das pastagens nativas, o apoio às questões organizativas e associativas dos camponeses dos três municípios de intervenção, bem como o acesso a água para o consumo humano, agricultura, produção de conhecimento e informação e o abeberamento do gado.
Para a consultora Denise Lima, a avaliação de um projecto se constitui também num processo de construção de aprendizado e desenvolver de conhecimentos na medida em que forem identificados novos processos de actuação.
“Sinto-me bastante satisfeito, pois os parceiros reconhecem os feitos do projecto e a importância do mesmo a nível das comunidades. Isso mostra que o processo de construção e implementação de projectos actua de forma conjunta oque é sempre importante numa avaliação, a forma como as ONGs e a administração pública interagem para multiplicar o efeito e o impacto dos recursos que estão disponíveis”. Afirmou Anivaldo Pena, coordenador do projecto.
Na ocasião, os consultores, junto a equipa do projecto, fizeram visitas de cortesia as Administrações dos três municípios em referência, para saber qual a avaliação que os mesmos fazem em relação aos projecto.
O projecto teve como objectivo, contribuir para a redução da fome, pobreza e vulnerabilidade à insegurança alimentar e nutricional, através do fortalecimento sustentável da agricultura familiar.
Ehole, é uma iniciativa apoiada financeiramente pelo Instituto Camões no âmbito do Programa FRESAN e implementado pela ADRA-Huíla, nos municípios da Humpata, Chibia e Gambos.