“Vamos continuar a produzir aqui na nossa comunidade para que a população não vai mais comprar o sabão distante.”
Estas palavras foram pronunciadas pelos membros das associações e cooperativas, nos municípios do Cubal (comuna da Capupa e Sede) e Ganda (comunas de Kasseque e Chicuma), durante uma formação de capacitação sobre produção de sabão caseiro, como medida de prevenção contra a COVID-19.
Com objectivo principal de capacitar os membros das comunidades na produção local de sabão, foram abordadas questões como o modo de preparação e a importância económica do sabão no seio familiar.
De forma a minimizar a carência do produto nestas localidades, as mulheres comprometeram-se a continuar com a produção, como nos conta a senhora Helena Ngueve de 55 anos de idade, tesoureira da associação Kahekete, Cubal “eu e a minha família vamos começar a fazer o sabão para vender e ganhar algum dinheiro além da produção agrícola”.
Destacar que com este processo de formação foram fabricados 182 kg de sabão, que posteriormente foram comercializados a 100 Kwanzas por unidade, tendo sido arrecadados 15.300 Kwanzas.
Esta acção ocorreu no âmbito do projecto de parceria estratégica implementado pela ADRA com o financiamento da NCA (Ajuda das Igrejas da Norueguesas).