A ADRA Antena Benguela procedeu no dia 14 de Fevereiro de 2023, a inauguração do tanque de água no bairro Boa Esperança no município da Baía Farta.
O tanque de água, fruto de um esforço conjunto entre a ADRA e a comunidade local, representa uma resposta directa aos desafios enfrentados pela comunidade, onde a escassez de água é uma realidade cotidiana.
Com capacidade para armazenar 54 mil litros de água, este empreendimento tem o potencial de garantir o acesso a um recurso vital que antes era precário e instável.
Os moradores relataram que já chegaram a comprar um bidão de 20 litros por 400 kwanzas.
A ADRA formou, no final do mês passado, o Grupo de Água e Saneamento (GAS) constituído por dez elementos do bairro que vão fazer a gestão da água.
Além de fornecer água para consumo humano, o tanque também será utilizado para irrigação de árvores, ajudando a promover a criação de espaço verde na comunidade.
Miguel Domingos, Administrador Adjunto para a Área Técnica e Infraestrutura, afirmou que o projecto cumpriu com a sua função.
“Nós, enquanto administração municipal e o coordenador do bairro, vamos ter que acompanhar na preservação do tanque, continuar a colocar água”.
A inauguração foi feita durante a vista de monitoria ao projecto NaturAngola realizada pela representante da organização alemã Pão para o Mundo, Birgit Lampe.
A visita de monitoria estendeu-se também aos bairros “17 de Setembro” e “27 de Março” no município do Lobito.
A Oficial de Programas da Pão para o Mundo, constatou as acções do projecto NaturAngola que têm sido desenvolvidas nas comunidades e ouviu a partir dos moradores algumas dificuldades que passam no dia-a-dia.
Actualmente, o bairro Boa Esperança não possui escola e posto de saúde o que tem dificultado muito a vida da população que diariamente têm que percorrer grandes distâncias para ter acesso à educação e serviços de saúde.
No município do Lobito, a falta de materiais para o depósito de lixo dificulta a conclusão das campanhas de limpeza do bairro 17 de Setembro.
O Projecto NaturAngola, está a ser implementado pela ADRA, nas províncias de Luanda e Benguela, com o apoio financeiro da organização alemã Pão para o Mundo e visa contribuir para a implementação e difusão de iniciativas de gestão sustentável do meio ambiente em áreas peri urbanas de Angola.