Membros da Cooperativa Ukãe Wa Pongoloka satisfeita com o crescimento individual das mulheres e do grupo em geral

19/6/2023 1:39 PM

A cooperativa Ukãe Wa Pongoloka composta 85% por Jovens com idades compreendidas entre os 17 aos 35anos, conta com 6 enfermeiras gerais, sendo 3 parteiras tradicionais, 3 artesãs e 6 professoras de alfabetização.

“Tal como o nome do grupo diz, somos uma cooperativa que trabalha em prol do crescimento de outras mulheres, nossa maior luta é trabalhar no sentido de fazer outras mulheres crescerem em conhecimento e se auto desafiarem”. Disse a presidente do grupo Julieta Fernando Isaías.

A cooperativa também é detentora de uma caixa comunitária constituída por um financiamento de 840 000,00 recebidos no âmbito do projecto Ekoliso II; e trabalha em diversas temáticas desde a agricultura, transformação de produtos agropecuários, produção de sabão caseiro, aulas de alfabetização, parteiras tradicionais entre outros.

“Podemos afirmar que, as mulheres da nossa cooperativa estão com uma visão de crescimento em todas as vertentes, actualmente, estamos a expandir as aulas de alfabetização para outras mulheres em outras localidades treinando professoras para reduzir o índice de mulheres que não sabem ler nem escrever. O grupo também tem recebido formações e capacitações sobre diversas temáticas como, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, cooperativismo e empreendedorismo. Por conta dessas formações e capacitações, hoje na cooperativa temos muitas empreendedoras, afirmamos que já não temos mulheres empregadas domésticas”, afirmou a presidente da cooperativa.

A coordenadora do projecto, Elisa Lucamba, enfatizou que o objectivo é munir as mulheres, de formas a conhecer os seus direitos para garantir sustentabilidade, bem como melhorar a capacidade de identificação de oportunidades de negócios e incentivá-las no sentido de tirarem maior proveito da pluriactividade, aplicando os princípios de organização financeira da melhor forma.

A cooperativa está constituída por 115 Mulheres e foi criada a 28 de Agosto de 2021 na linha do projecto Ekoliso II, implementado pela ADRA nos municípios de Caluquembe e Caála, com financiamento da Organização Eclesiástica Alemã Pão Para o Mundo (PPM).

Fazer Download