A ADRA Antena Malanje, promoveu na passada quinta-feira no seu escritório, a 2ª roda de conversas sobre violência obstétrica, com foco para os Direitos Sexuais e Reprodutivos das mulheres.
O encontro juntou mulheres provenientes de cooperativas agropecuárias, instituições públicas e privadas, religiosas, dos partidos políticos e organizações da sociedade civil, e abordou os tipos de violências, abuso físico, verbal e sexual, serviu para mais uma vez elucidar sobre os cuidados a ter na proteção dos seus direitos enquanto geradora de vidas.
Manuela Cambambe, Representante da Igreja Metodista Sião, diz que assuntos sobre os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres, devem ser desenvolvidos sempre para que possam estar cada vez mais esclarecidas.
“Estou feliz! Continuem a realizar encontros desta natureza, não sabia que quando alguém está a atender mal as mulheres nos hospitais e centros de saúde, está a cometer violência obstétrica ou outro tipo de tratamento que não dignifica a mulher. Sublinhou.
A Supervisora de Saúde Sexual e Reprodutiva do Gabinete Provincial da Saúde, Marcelina Manuel, apelou as mulheres, a denunciar os casos de violência que venham a sofrer em qualquer unidade hospitalar, e por outro lado, pediu para que as mesmas redobrassem as medidas de proteção à sua saúde.
O evento contou com a participação de 48 mulheres, e enquadra-se no âmbito do projecto institucional financiado pela Afrikagrupperna.